sábado, 11 de junho de 2016

Fábrica de garrafas do Recife oferece pronta entrega para envasar cerveja artesanal

Cervejas02

Através de sua unidade no Recife, a Owens Illinois (O-I), maior fabricante de embalagens de vidro no mundo está fornecendo, para pronta entrega, garrafas com design diferenciado, proporcionando às pequenas cervejarias redução de custo e agilidade na entrega.

A empresa está disposta a apoiar o recente crescimento das cervejarias especiais no Norte e Nordeste brasileiros e com isso a Owens Illinois, está flexibilizando seu atendimento aos produtores locais.

Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios Nordeste da O-I no Brasil, Alexandre Macário Cardoso, a empresa deseja fomentar o desenvolvimento de marcas locais, disponibilizando garrafas de qualidade e que atendam às tendências do setor.

Ele disse ainda que além de custos reduzidos, os produtores de cerveja também poderão contar com uma flexibilização na oferta de embalagens, o que significa atender a pedidos em quantidades menores também, com embalagens padronizadas ou exclusivas, em diversos tamanhos, design e cores.

Micro cervejarias e importadoras estão ocupando um importante espaço no mercado nacional. As chamadas cervejas especiais, que reúnem — segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) — as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

O mercado de cerveja especiais no Brasil está em franco crescimento, tanto em termos artesanais nacionais, quanto em importadas, fica complicado para um apreciador acompanhar os lançamentos, escolher sua próxima experiência e registrar todos os tipos já experimentados. 

Pensando nisso, os empresários Sidnei Conradt, juntamente com dois investidores, criaram o Beer Plus, que permite que seus usuários façam seu diário cervejeiro e embarquem em novas experiências com a função ‘comparação’ do aplicativo.

Com design simples, o app, disponível para Android e iOS, facilita a vida de quem gosta de cerveja, com uma lista formada por mais de 15 mil rótulos nacionais e importados, algumas simplificações de estilos e cores facilitam a comparação e decisão na hora de experimentar uma nova cerveja. Além disso, o Beer Plus, para ajudar aos marinheiros de primeira viagem, disponibiliza as notas dadas pelos usuários, amigos e especialistas.

Nesta quinta-feira, o empresário Alex Ribeiro dos Santos, sócio da cervejaria Tupiniquim, uma das mais premiadas do Brasil, fará no Recife o lançamento nacional do novo rótulo da marca, a cerveja Framboesa. 

A Tupiniquim é uma cervejaria de Porto Alegre (RS) que soma cinco cervejas premiadas em seu portfólio e foi eleita a melhor cervejaria no Festival Brasileiro da Cerveja 2015, entre outros prêmios. O Nordeste é a bola da vez da empresa e Pernambuco é o estado com maior venda da marca.

Uma das empresas beneficiadas por essa proximidade coma O-I é a pernambucana Capunga Craft Beer, que foi criada há um ano, em Recife. Segundo Victor Lamenha, um dos fundadores da empresa, a parceria com a O-I está permitindo acelerar o desenvolvimento do portfólio, com novos estilos de cerveja, e aumentar a produção.

Lamenha, diz que trazer essas garrafas do Sudeste sempre teve um custo alto, por conta do frete e da demora. Então, trabalhávamos apenas com chope e garrafas retornáveis. Agora, conseguimos ter garrafas diferenciadas a um custo menor e com agilidade, pois faço o pedido num dia e recebo no outro”, explica.

Outra empresa que elogia a parceria com a O-I é a Amazon Beer, cervejaria fundada em 2000 e localizada em Belém, PA. Caio Guimarães, diretor de Marketing da Amazon Beer, conta que antes as garrafas eram compradas de fornecedores do interior de São Paulo, o que tornava o preço do frete mais caro. “Agora, com a oferta de embalagens na fábrica da O-I em Pernambuco, esses custos caíram pela metade”, afirma Guimarães.

Para Daniel Amaral, gerente de marketing da O-I, incentivar o mercado de cervejas especiais no Norte e Nordeste ajuda na fluidez e no crescimento do setor. “O fornecimento local das garrafas permite que as cervejarias agilizem o lançamento e a oferta de seus rótulos. Nossa ideia é facilitar o processo para que as cervejas destas regiões ganhem cada vez mais destaque”, diz.

Entre suas funcionalidades, o Beer Plus permite ainda que o próprio usuário faça o cadastro de novas cervejas e inserir os detalhes da bebida, como teor alcoólico e preço médio; permitirá em breve o compartilhamento e o acesso a lista de cervejas de amigos, atuando como uma rede social; entre outras coisas.

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu impressionantes 64%, saltando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). É um mercado em franca expansão: o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás de Estados Unidos e China e supera a Rússia e a Alemanha.

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 6,2 bilhões em 2015, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 27.000 pessoas em 80 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, únicas e rentáveis em um mercado global crescente.

No Brasil, a empresa também atua com as marcas CISPER e CIV, no segmento de utilidades domésticas para o consumidor final e o mercado profissional. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade.

Cervejas01

JC Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário