sexta-feira, 3 de junho de 2016

Fármacos: Pernambuco se aproxima da Coreia do Sul

Pernambuco poderá entrar brevemente no seleto grupo de produção de fármacoquímicos no mundo. Missão da Coreia do Sul, composta por executivos do Korea Institute of Industrial Technology (KITECH/Korea) e da Well Corporation (WellCorp/Korea), participaram de reunião, nesta terça-feira, 31 de maio, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), no bairro do Recife, para iniciar, no estado, projeto de colaboração de negócios na área de fármacos.

O encontro, coordenado pela Secretária Lúcia Melo, contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Tiago Norões; do professor Ivan da Rocha Pitta, do Instituto Suely Galdino; e da professora Ana Cristina Fernandes, representando a Universidade Federal de Pernambuco, além dos pesquisadores pernambucanos que receberam treinamento em plantas multipropósitos na Suíça e na Coreia do Sul.

A missão da Coreia do Sul foi composta pelo presidente da Well Corporation (WellCorp/Korea), Yong Mooc; Hoonhooi Jung, também da WellCorp; além de Euisang Yoo e Sangkug Lee, do Korea Institute of Industrial Technology (KITECH/Korea).

A WellCorp, empresa coreana com Know How em engenharia de plantas pilotos multipropósitos e processos de síntese de farmoquímicos, é parceira do projeto SIST-FARMA, desenvolvido pelo Instituto Suely Galdino em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco e apoio do Governo do Estado através da Secti e Facepe – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Segundo a Secretária Lúcia Melo, os coreanos consideram o Brasil um importante mercado e têm interesse de investir, em Pernambuco, numa planta multipropósito para produção de fármacos e química fina.

“Foi uma reunião de prospecção. Uma oportunidade para o KITECH, que é um instituto de pesquisas da Coreia do Sul com o qual temos relações internacionais, apresentar sua expertise. A Secti, através dos parceiros como o Instituto Suely Galdino da UFPE, trabalha para implantação no estado de uma estrutura para produção de farmoquímicos essenciais ao país e ao Sistema Público de Saúde”, explicou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Norões, durante o encontro, fez uma apresentação sobre as oportunidades de investimentos em Pernambuco. Os coreanos conheceram também o SIST-FARMA – Projeto Sistema de Inovação e Produção de Farmacoquímicos em Pernambuco, iniciativa da UFPE com apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentado pela professora Ana Cristina Fernandes.

(Da Seciti-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário