terça-feira, 28 de junho de 2016

Festival de Inverno Garanhuns 2016 Programação FIG

Festival de Inverno de Garanhus. Imagem: Divulgação.

O Festival de Inverno de Garanhuns 2016 – FIG foi confirmado pelo Governo de Pernambuco. Serão 10 dias de programação, de 21 a 30 de julho. O evento é o maior do gênero no Brasil e atrai diversos turistas, movimentando a economia de Pernambuco.
A programação ocorre anualmente na cidade de Garanhuns, a cerca de 230 km da capital Recife, é completamente gratuita e tem diversas atividades, incluindo shows musicais, teatro, dança, exposições e oficinas.

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2016

O governo estadual já se reuniu com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura de Garanhuns para decidir os detalhas da festa este ano, mas a programação completa com as atrações ainda não foi divulgada.
Segundo o edital do Festival de Inverno de Garanhuns, fazem parte da programação apresentações de cortejos, intervenções, shows, performances, espetáculos, recitais, palestras, desfiles, vivências criativas, mostras e ações de patrimônio cultural.
Apesar da especulação envolvendo atrações como as bandas Roupa Nova e Bíquini Cavadão, o prefeito da cidade, Izaias Régis, confirmou que apenas nomes da cena regional serão contratados para este FIG.

Naná Vasconcelos será o homenageado do Festival de Inverno de Garanhuns 2016

Como em todas as edições do FIG, grandes personalidades do Estado e região foram homenageados. Em edições passadas, nomes como Lula Côrtes, Dominguinhos, Ivo Amaral, Abelardo da Hora, Paulo Freire, Luzilá Gonçalves, entre outros, foram prestigiados no festival.
Para esta edição, o percussionista Naná Vasconcelos será o homenageado da vez. Serão dez dias em que o público poderá prestigiar grandes atrações, oficinas, exposições, shows, teatro, circo e a diversidade e riqueza cultural brasileira.
O percussionista faleceu este ano, no dia 09 de março. Em sua carrerira, Naná Vasconcelos dedicou 50 anos de sua vida à cultura e arte. Em 2014, o músico fez sua última apresentação no FIG, no Palco Instrumental.

Conheça mais sobre o Festival de Inverno de Garanhuns

O FIG é considerado como um dos mais importantes eventos culturais de Pernambuco, destacando a cena musical, cultural, artística – envolvendo mostras de cinema, oficinas, gastronomia, teatro, circo -, com espaços para artistas locais e de vários estados do país.
Conheça a seguir um pouco mais as atrações que o FIG tem a oferecer.

FIG – Clima frio e atrações quentes
Mesmo com a chuva e o frio, o público permanece nos polos musicais até o fim. Artistas como Lenine, Nação Zumbi, Skank, Fábio Jr, Alceu Valença, Titãs, Elba Ramalho, Raimundos, são alguns dos nomes que já passaram pelo Palco Principal, localizado na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara).  As apresentações começam às 21h e encerram às 0:30h.

FIG – Palco Pop e a cena musical alternativa
O público mais jovem não fica de fora, e há shows de bandas alternativas e artistas solo, tanto locais, como nacionais. Marcelo Jeneci, O Terno, Tulipa Ruiz, Wado, Tribo de Jah, Thiago Pethit, subiram no Palco Pop e agitaram a noite dos fãs. Boa opção também para quem quer fugir da chuva, pois o palco fica dentro de uma tenda coberta. Para não chocar com as apresentações dos outros polos, as apresentações começam às 18h e encerram às 21:30h.

FIG – O instrumental no Van Der Linden.
Isso mesmo! O Festival de Inverno de Garanhuns também disponibiliza uma área para os amantes da música instrumental. O palco fica localizado no Pau Pombo, centro da cidade. Grandes artistas também pisaram nesse espaço e emocionaram o público com solos de guitarra, baterias com “beat” a todo vapor, linhas de baixo com muito swing e uma grande pegada do som afro, com mistura de instrumentos percussivos. Nomes como Orlito Blues, Arthur Medeiros, Roberto Lima, Beto do Bandolim, animaram várias vezes a noite dos amantes da música. Os shows ocorrem das 18h às 20h.

FIG – O forró não é exclusividade do São João
Também localizado no Parque Euclides Dourado, o Palco Forró divide espaço com o Palco Pop, começando logo após o término das apresentações do Pop. O forró tem início às 00h e se estende até 2h da madrugada. Nada melhor que curtir o clima dançando ao som de: Djair e Banda, Beto Ortiz, Petrúcio Amorim, Ronaldo César e a Tropicana, e muitos outros.
O Festival de Inverno não faz mais parte do circuito do frio, que é realizado pelo Pernambuco Nação Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário