terça-feira, 28 de junho de 2016

Geladeira de 1937 movida a energia solar levava apenas duas horas para fazer gelo


Os humanos vêm criando dispositivos movidos a energia solar muito antes da primeira célula solar prática, revelada ao mundo em 1954. Um exemplo disso está no vídeo abaixo, feito em 1937 pela Popular Science – incluindo a incrível geladeira que transforma raios de sol em cubos de gelo em apenas duas horas!

Dos anos 30 até os anos 50, a Popular Science tinha um acordo de exclusividade com cinemas da Paramount nos EUA para mostrar seus curtas-metragens. Este curta apareceu originalmente nos cinemas em julho de 1937, e deu aos cinéfilos uma espiada no maravilhoso futuro movido a energia solar que estava por vir.


O vídeo tem um ar retrofuturista, e você deveria assisti-lo o quanto antes; a tradução segue abaixo.
Tudo o que se move na Terra é impulsionado pelo Sol. Otto H. Mohr, de Concord, Califórnia, se baseou nesse fato científico para criar inúmeras invenções que revolucionaram quase todas as formas de dispositivos modernos.
Entre as realizações deste homem prático, temos um econômico aquecedor de água. A água fria que entra na parte inferior de uma série de tubos de cobre é aquecida pelos raios do sol. Saindo por uma torneira na parte superior, a água tem uma temperatura que chega a 80°C. Mesmo em dias nublados, os raios ultravioletas do sol mantêm o processo ativo.
Por um método de absorção de calor, o sol também opera uma inovação futurista em bebedouros. O dispositivo irradia, purifica e refrigera. Assim, o Sr. Mohr aproveitou o calor do sol para produzir água potável durante o ano todo.
Este mago da ciência atrai e retém os raios do sol usando uma bola de cristal montada em uma caixa, no que ele chama de caldeira solar. Mais uma vez, o calor é levado a produzir o seu oposto na geladeira mais econômica já criada. Cubos de gelo a partir de raios de sol em duas horas.
Em outro tipo de gerador, a água é aquecida pelos raios solares. Um método único de vaporização, condensação e absorção resulta na produção extremamente barata de gás hidrogênio – de valor inestimável para cozinhar, aquecer e fornecer energia – feito a partir de água comum.
Otto H. Mohr e outros homens com propósito libertarão o mundo da labuta desnecessária no futuro. Sua compreensão e controle das forças da natureza renderão para eles e para toda a humanidade um lugar melhor ao sol.
energia solar 1937

Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário