quinta-feira, 9 de junho de 2016

Governo de Pernambuco lança Programa de Educação Ambiental

  • Espaço Ciência

    Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS – PE), o documento será apresentado junto ao edital com aporte de R$ 2,9 milhões para execução de projetos na área
    O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira, no Espaço Ciência, em Olinda, o Programa de Educação Ambiental de Pernambuco (PEA/PE). O objetivo é inserir a pauta ambiental em todos os setores sociais, através do processo educativo, além de estimular valores e atitudes voltados para a sustentabilidade. Estarão presentes na cerimônia, os secretários estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier e de Educação, Frederico Amâncio. Para apoiar as ações voltadas para a educação ambiental no estado, no mesmo evento será anunciado também o edital no valor de R$ 2,9 milhões. Com recursos da compensação ambiental, o edital é voltado para seleção de projetos realizados em unidades de conservação.
    Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS – PE), o PEA/PE foi elaborado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (CIEA/PE), formada por 14 instituições com representações governamentais e não governamentais, da sociedade civil e de universidades. Para a sua implementação, serão consideradas as principais linhas de ação da educação ambiental (EA): como instrumento de gestão; voltada para o ensino formal; com ênfase na educação continuada e na pesquisa; por meio da articulação com a comunicação, arte, saneamento, saúde e via organização e participação comunitária.
    O objetivo do edital é incentivar empresas que desenvolvam projetos voltados para produção de material didático, formação em educação ambiental e produção de exposição fotográfica itinerante sobre o tema. Poderão concorrer à chamada pública organizações não governamentais, associações e instituições sem fins lucrativos. A seleção das propostas ficará a cargo da CPRH.
    TERMO DE COOPERAÇÃO – Durante a solenidade no Espaço Ciência, será assinado pelos secretários das pastas de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Educação, além do representante da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, um termo de cooperação técnica com objetivo integrar as instituições para a promoção e execução de projetos de educação ambiental, cidadania e responsabilidade socioambiental, como atividades de supervisão técnica e realização de cursos, seminários e oficinas.
    PREMIAÇÃO – Os vencedores do Concurso de Redação e Desenho Águas no Meu Caminho - Ano II, lançado em março, pela secretaria estadual de meio ambiente, durante as comemorações do Dia Mundial da Água (22/03), serão anunciados durante o evento no Espaço Ciência. Os seis primeiros colocados nas categorias redação e desenho receberão das mãos do Governador Paulo Câmara, secretários presentes e representantes das 16 instituições parceiras, prêmios como bicicletas, tablets, além de um computador recondicionado. Haverá ainda sorteios com os alunos presentes ao evento de bolsas de estudo, kits com livros e jogos educativos, além de outros prêmios.
    Foram inscritos 429 trabalhos, entre redação e desenho, de alunos de 25 escolas estaduais e municipais localizadas no entorno do Parque Estadual de Dois Irmãos, além de outras que integram o Programa Governo Presente. A mobilização de alunos, professores e comunidade escolar foi realizada pela equipe de Educação Ambiental da Semas, coordenada por Genilse Gonçalves, com a participação de Vileide Lins, Fátima Oliveira, Mary Nadja Amando e Ivógenes Alves, que ministraram palestras e realizaram eventos de sensibilização sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e a sua relação com a qualidade de vida das pessoas.
    A seleção dos trabalhos e autores premiados ocorreu no dia 03 de junho, na sede da secretaria estadual de meio ambiente. Uma comissão julgadora formada por profissionais das áreas social e ambiental escolheram os seis melhores colocados nas categorias redação e desenho, entre os 70 trabalhos pré-selecionados pelas escolas participantes.
    A segunda edição do “Águas do Meu Caminho” foi realizada com o apoio de profissionais e de instituições, que doaram prêmios e brindes para os alunos, entre elas o Sindaçúcar, Usina Trapiche, Usina União e Indústria, Celpe, Centro Marista Circuito Jovem, Instituto Embelleze, Italac, Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ASA Mundo Limpo,  Lina Rosa (autora da publicação Bichos Vermelhos), Fundação Mamíferos Aquáticos, Compesa, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Padaria Compão, Pizzaria Parla Deli e Restaurante Benvida.
    SERVIÇO:
    Pauta: Lançamento do Programa de Educação Ambiental de Pernambuco e de edital sobre o tema / Premiação do Concurso de Redação e Desenho Água no Meu Caminho Ano II
    Data: Quarta-feira, 08 de junhoHora: 15hLocal: Espaço Ciência – Complexo de Salgadinho - Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário