quinta-feira, 2 de junho de 2016

Memorial Luiz Gonzaga promove oficina Gonzaga, Forró e Festejo no Recife

Atividade pretende resgatar a origem do forró e dos festejos juninos. Inscrições são gratuitas e vagas são limitadas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Falar em forró e festejo junino, imediatamente nos remete a um nome: Luiz Gonzaga. A relação entre o artista e a festa no Nordeste brasileiro se tornou tão intensa, que há quem não consiga dissociar um do outro, principalmente pelas contribuições musicais que o Véi Lua deu ao festejo. Por isso, de 13 a 22 de junho, o Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, vai promover a oficina Gonzaga, Forró e Festejo, uma atividade de formação que pretende ensinar a origem do forró no contexto sociocultural. O MLG é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Com inscrição gratuita, a oficina terá 15h de carga horária, sendo realizada das 14h às 17h. Ela é voltada a estudantes universitários dos cursos de música, ciências humanas, artes, pesquisadores e interessados em cultura popular em geral. A turma terá um total de 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mlg@gmail.com ou pelo telefone: (81) 3355-3155. Todo o material didático será oferecido pela oficina.

Utilizando uma didática multimídia, através do contato físico com instrumentos e apreciação musical dos ritmos juninos, a atividade pretende apresentar uma abordagem teórica começando com o ritmo Forró. Para isso, traz um apanhado histórico sobre o festejo religioso e seu desdobramento profano, o ambiente vivido por Luiz Gonzaga e suas influências culturais, a formação do trio de forró – zabumba, sanfona e triângulo, o sucesso do Baião – novo ritmo brasileiro, e sua influência sobre novas gerações.

Os monitores da oficina serão o músico acordeonista, bacharel em Comunicação – Jornalismo, Diviol Lira; o Bacharel em Ciências Sociais – UFRPE, Marcos Leite; e o Pesquisador e Gestor do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar. A atividade prática terá dinâmica de apreciação musical, com execução de cada ritmo, lecionando o compasso e técnicas musicais. A oficina e o material didático serão gratuitos e aos participantes serão emitidos certificados.

Serviço:
Oficina Gonzaga, Forró e Festejo
Quando: de 13 a 22 de Junho
Horário: Seg a sex das 14h às 17h
Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, Casa 35, Bairro de São José, Recife
Inscrições gratuitas pelo e-mail: educativo.mlg@gmail.com
Informações: (81) 3355.3155

Fonte: PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário