quinta-feira, 30 de junho de 2016

Painéis de Manoel Quitério colerem conjunto habitacional no Recife

As 160 famílias beneficiadas com os apartamentos do Conjunto Habitacional Travessa do Gusmão, no bairro de São José, começaram a receber as chaves para as novas moradias. Um dos destaques do Travessa do Gusmão são seis painéis coloridos de tamanho gigante pintados pelo artista plástico recifense Manoel Quitério, nas laterais dos três blocos frontais à Travessa do Gusmão (acesso principal do novo conjunto). São figuras humanas bem coloridas, com até 12 metros de comprimento e seis de largura, retratando um pouco da realidade de quem vivia em palafitas e áreas ribeirinhas, a exemplo dos futuros moradores.

Moradores de áreas ribeirinhas do bairro dos Coelhos receberam seus apartamentos das mãos do prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda-feira (27) (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)
Moradores de áreas ribeirinhas do bairro dos Coelhos receberam seus apartamentos das mãos do prefeito Geraldo Julio na manhã desta segunda-feira (27) (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)
Os moradores contemplados foram retirados de áreas ribeirinhas do bairro dos Coelhos, entre as pontes Velha e Joaquim Cardozo. Construído através da Secretaria de Habitação do Recife, o residencial possui cinco blocos com 32 apartamentos cada, e recebeu um investimento total de R$ 7,6 milhões, com recursos municipais e federais.
As famílias terão acesso a apartamentos com 42 m², distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro interno. Os blocos tem pintura geral externa e revestida internamente com gesso, além de piso em cerâmica e o mesmo revestimento no banheiro e nas áreas molhadas, que compreendem pia e lavanderia.
“Eu morava em uma palafita, aqui mesmo nos Coelhos, e era horrível. Era muita sujeira, ratos e eu só morava lá por necessidade mesmo. E esse apartamento é um sonho, agora eu posso abrir a boca para dizer que moro em uma moradia digna de se viver”, disse a dona de casa Kelliane Lima da Silva, que vai morar com o marido e os três filhos.
As 160 famílias que vão morar no Travessa do Gusmão também vão contar com parque infantil equipado com brinquedos tradicionais e artesanais, 64 mudas de espécies florestais e frutíferas e várias pinturas e ladrilhos coloridos. Também estão previstas a implantação de horta comunitária e campo de futebol. Essas intervenções resultaram da parceria dos futuros moradores com a Prefeitura do Recife e envolveram profissionais e voluntários das secretarias municipais de Habitação, Planejamento e Gestão e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário