quarta-feira, 8 de junho de 2016

Parada Legal Ecológico celebra o Meio Ambiente na Reserva do Paiva


O Parada Legal Ecológico, feira de conhecimentos e experiência sobre a flora e a fauna da Reserva do Paiva, no Litoral Sul de Pernambuco, acontece nesta quinta-feira (09), das 9h às 16h, na sede da Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), situada no Parque do Paiva, com acesso gratuito e aberto ao público. O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente da Concessionária Rota dos Coqueiros. A programação da feira traz intervenções artísticas e oficinas com material reciclável, além de oficinas de hortas orgânicas e de exposições de imagens com explicações sobre o ecossistema da Reserva do Paiva.   
A ação “Fique Peixe” do grupo criativo Imaginautas, coordenado pelo designer GHustavo Távora, é o destaque da programação do Parada Legal Ecológico, que terá também um momento de intervenção artística. Cerca de 160 crianças das escolas municipais Maria Madalena Tabosa, no Cabo de Santo Agostinho, e Aluísio da Cunha, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, participarão das oficinas de produção de origamis em formato de peixes; de pinturas com ilustrações de peixes da região; de stencil, na qual os alunos devem levar uma camisa usada para pintar; e a oficina de transformar garrafa PET em peixes.
A intervenção artística da ação “Fique Peixe”, ficará por conta do artista plástico pernambucano Jacaré, conhecido por trabalhar há mais de 25 anos com materiais descartáveis. Na ocasião, o público terá a oportunidade de colocar a mão na massa e aprender as diversificadas técnicas utilizadas por ele para transformar restos de matérias-primas não renováveis, como latas de alumínio, arame, sucata e brinquedos antigos, em belas obras de arte.
Também na programação do Parada Legal Ecológico, o projeto Tartaruga Marinha, desenvolvido pela Associação Geral da Reserva do Paiva, irá explicar ao público como funciona o processo da desova das tartarugas, o monitoramento dos ovos e o nascimento dos filhotinhos. Três projetos do Programa Reserva da Cidadania participarão do Parada Legal, são eles o Onda Limpa, o Quintais Produtivos e o sabonetes artesanais Aybú.
O Projeto Onda Limpa incentivará práticas cidadãs voltadas para a preservação e cuidados com a praia. A importância do Rio Jaboatão e do Mangue também serão temas de destaque durante a feira de conhecimentos. A Associação Geral da Reserva do Paiva terá um espaço onde serão expostas o modelo de gestão do bairro e o conceito do projeto arquitetônico da região.
            As integrantes do Projeto Quintais Produtivos, serão responsáveis pela oficina “Horta em Casa”, que ensinará os participantes a plantar, cultivar e acompanhar as peculiaridades do ciclo de germinação e de crescimento de cada espécie. Quem participar da oficina poderá levar para casa mudinhas de alface, manjericão e hortelã. Os produtores de sabonetes artesanais Aybú, estarão no local recolhendo doações de óleo de cozinha usado para serem reutilizados na confecção dos sabões, e explicando todo o processo da criação artesanal.
CONTATOS: 81 – 3424.2598 / 81 - 3224.5185
Ticiana Dias – ticiana@duxi.com.br
Andrea Almeida – andrea@duxi.com.br
Carmen Almeida – carmen.almeida@duxi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário