sábado, 25 de junho de 2016

Passagem de ônibus paga com pulseira. Já imaginou?



Foto: Divulgação RioCard
Foto: Divulgação RioCard

A RioCard, responsável pela bilhetagem eletrônica do Rio de Janeiro, está testando um sistema pelo qual pulseiras e adesivos colocados em qualquer superfície lisa possam ser utilizados para pagamento de tarifas nos transportes coletivos. A proposta é facilitar a vida das pessoas que não gostam de transportar bolsas ou carteiras, ou que gostam de circular transportando poucos objetos.

O bom é que as pulseiras e os adesivos são à prova d’água. A carga e recarga dos acessórios é feita automaticamente quando aproximados das máquinas do RioCard, instaladas nos terminais, ônibus, barcas, metrô e trens do Rio de Janeiro. Por segurança no caso de roubos, a Rio Card optou por eles não serem conectados à internet, impedindo a compra dos créditos utilizando os pontos de recargas no comércio.

Mas a compra do crédito pode ser feita pela internet. O passageiro poderá fazer a transação no site Recarga Fácil ou por aplicativo do Banco Itaú. Depois do pagamento, basta encostar a pulseira ou o adesivo nas máquinas dos ônibus e terminais para ter a transferência do crédito.

Infelizmente, ainda não há prazo para a tecnologia ser implantada após os testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário