quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pernambuco pode receber jogo da Seleção Brasileira de Vôlei após 14 anos

foto da noticia

A Arena Pernambuco poderá ser palco de um jogo oficial da Seleção Brasileira de Vôlei, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O secretário Felipe Carreras se reuniu com o CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Ricardo Trade, na última quarta-feira (01), e iniciou a negociação para fazer uma partida em uma quadra montada no meio do estádio. Trade aprovou a ideia e se comprometeu a enviar o caderno de encargos para Carreras até o final do mês de junho com todo o planejamento para o confronto. Seria o primeiro evento de quadra realizado na arena desde a sua fundação.
 
A vinda da seleção masculina ou feminina(ainda não está definido), faria com que o povo pernambucano voltasse a se reencontrar com a equipe, que não disputa um jogo no Estado desde 2002, quando os meninos venceram a Rússia por 3 sets a 0, pela Liga Mundial. “Todos os jogos da seleção no Estado eram sempre lotados. É um esporte que todos gostam e de alguma forma, mesmo como brincadeira, já jogaram. Queremos um jogo da Seleção na Arena para dar oportunidade de todos acompanharem o confronto e, se tudo der certo, comemorarmos juntos o ouro olímpico com nossos craques”, afirmou Carreras.
 
O secretário ainda ressaltou o fato histórico da partida. "No Brasil, só tivemos em uma oportunidade uma partida de vôlei disputada em um estádio de futebol: lá nos anos 80, com aquele confronto histórico entre Brasil e União Soviética. A confirmação desse amistoso em uma arena de Copa do Mundo viria para ficar marcado no legado do voleibol nacional", pontuou, lembrando do jogo amistoso entre brasileiros e soviéticos no Maracanã, em 1983.
 
A vinda da Seleção Brasileira de vôlei faz parte de um trabalho de fortalecimento da modalidade no Estado. Além desse possível confronto, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco tem trabalhado em outras frentes para potencializar a prática e contribuir com o esporte. Entre as ações da secretaria estão o apoio ao Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que teve etapa pernambucana no ano passado e terá novamente neste ano, além do reforço ao Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado, no último ano, no Cabo de Santos Agostinho, e incremento no número de equipes na modalidade nos Jogos Escolares de Pernambuco, que chegou próximo de 900 alunos/atletas na disputa. Nos Jogos Abertos, o número de jogadores passa de 1,2 mil. Nos Jogos da Pessoa Idosa, mais de 330 participantes. No Programa Bolsa Atleta existem 12 jogadores de vôlei contemplados.
 
Os olhos da Secretaria estão voltados para a modalidade. Até mesmo o homenageado dos Jogos Escolares de Pernambuco no último ano foi um representante do vôlei, o pernambucano Pampa, campeão olímpico de 1992, em Barcelona. Ele, inclusive, faz parte da equipe Secretaria Executiva de Esportes e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário