segunda-feira, 13 de junho de 2016

Pontos Turísticos de Pernambuco – As 7 Maravilhas do Estado

Thayse Medeiros

Praia de Porto de Carneiros. Foto:  Vi Neves


Os principais pontos turísticos de Pernambuco foram escolhidos através de uma campanha que apontou, por meio de uma votação online, os lugares que mais representam o estado. As áreas formam um roteiro especial que pode ser seguido tanto por visitantes quanto por moradores locais.
Os pontos turísticos de Pernambuco escolhidos foram: o arquipélago de Fernando de Noronha, o centro histórico de Igarassu, as cachoeiras de Bonito, o Vale do Catimbaú, A ilhota da Coroa do Avião, as piscinas naturais de Porto de Galinhas e o sítio histórico de Olinda.

Arquipélago de Fernando de Noronha:

Arquipélago de Fernando de Noronha. Foto: Ana Cotta
Arquipélago de Fernando de Noronha. Foto: Ana Cotta. Creative Commons.

Anexado ao estado de Pernambuco e formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica, o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos destaques entre as belezas naturais pernambucanas, famoso internacionalmente. As praias do arquipélago oferecem uma agradável opção de mergulho livre, além da visita aos fortes, igrejas, redutos e outros pontos turísticos que revelam Fernando de Noronha um dos mais belos destinos brasileiros. Confirma mais em: www.noronha.pe.gov.br

Centro Histórico de Igarassu:

Centro Histórico de Igarassu. Foto: Patativa
Centro Histórico de Igarassu. Foto: Patativa. Creative Commons.

O Centro Histórico de Igarassu é um dos conjuntos arquitetônicos civil e religioso mais bem conservado do estado de Pernambuco. Você pode fazer uma agradável visita a museus e igrejas, como a mais antiga católica do Brasil, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. Outras opções de turismo são: O Rio São Domingos, as Igrejas de Nossa Senhora do Livramento, a Capela de São Sebastião e a Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos homens pretos. Confira mais em: www.igarassu.pe.gov.br

As Cachoeiras de Bonito:

Bonito-PE. Foto: Bart van Dorp
Bonito-PE. Foto: Bart van Dorp. Creative Commons.

Bonito é uma cidade que não carrega seu nome em vão. Conhecida pelas suas belíssimas cachoeiras de, o lugar é um excelente destino combinado de viagem e tem diversas opções de hospedagem nos hotéis-fazenda dos arredores. Para os mais aventureiros, a cidade também traz opções como trilhas, trekking, rapel e muito mais.

Vale do Catimbau:

Vale do Catimbau. Foto: Rodrigo Correia
Vale do Catimbau. Foto: Rodrigo Correia. Creative Commons.

O Parque Nacional do Catimbau está localizado entre o agreste e o sertão pernambucano, nas cidades de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga. É o passeio perfeito para quem gosta do mais íntimo contato com a natureza. No Parque, você pode fazer passeios pela caatinga, montanhas, encostas, vales, cavernas, entre outras belezas naturais. Outro marco interessante do Vale é a presença de pinturas rupestres, artefatos de ocupação pré-histórica e formação geológica de arenitos.

Ilhota da Coroa do Avião:

Ilhota da Coroa do Avião. Foto: www.bahia.ws
Ilhota da Coroa do Avião. Foto:Divulgação/ www.bahia.ws.

Localizada no município de Igarassu, a Ilhota da Coroa do Avião tem como principal atrativo seu pôr do sol, que divide espaço com as visitas à praia do Mangue Seco, passeios de jangada e a prática de mergulhos.

As Piscinas naturais de Porto de Galinhas:

Praia de Porto de Galinhas. Foto: Natália Marinho
Praia de Porto de Galinhas. Foto: Natália Marinho. Creative Commons

Localizada no município de Ipojuca, a Praia de Porto de Galinhas é uma das mais visitadas do Brasil. Famosa por suas estonteantes piscinas naturais de águas claras e quentes, formadas entre corais, estuários e mangues. É uma praia de areia branca e coqueirais que encanta a quem a conhece. Bastante frequentada por turistas do mundo inteiro, a Praia foi eleita pela Revista Viagem, da Editora Abril, a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes. Confira mais em: www.portodegalinhas.tur.br

Sítio Histórico de Olinda:

Sítio Histórico de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda
Sítio Histórico de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda. Creative Commons.

Localizado em Olinda, a primeira capital brasileira, é retrato da passagem europeia no Brasil nos séculos XVI e XVII. Vista como ponto estratégico no passado, por ser um ponto elevado no relevo, a denominada “Cidade Alta” preserva os primórdios da colonização brasileira.
Visitado por turistas o ano inteiro, o Centro Histórico de Olinda, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1982, tem entre suas principais atrações os seus edifícios de estilo barroco, generosas vistas do alto de suas ladeiras e jardins organizados. Os principais pontos turísticos são: Alto da Sé, Igreja da Graça, Catedral de Olinda, Igreja e Mosteiro de São Bento, Convento de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora das Neves, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Confira mais em: www.recifepernambuco.com.br/olinda.html

Confira+

Nenhum comentário:

Postar um comentário