quarta-feira, 1 de junho de 2016

Produção orgânica no vale do São Francisco tem apoio da Codevasf



Produção orgânica no vale do São Francisco tem apoio da Codevasf



Com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), produtores da agricultura familiar têm apostado no cultivo de produtos orgânicos. Um bom exemplo é a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), localizada em Petrolina (PE). 

A entidade foi uma das expositoras da 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI e chamou a atenção de visitantes e curiosos durante o evento, que terminou no último final de semana e teve na agricultura familiar um dos seus pontos altos.

O estande da Aprovasf foi um dos mais visitados no evento. O público da feira se mostrou satisfeito com a possibilidade de se consumir produtos orgânicos certificados na cidade. Isabela Sales, 28, conta que tem buscado uma alimentação mais saudável e a associação é uma grande aliada nessa busca. 

“Todos os produtos expostos no estande estão com uma cara ótima. Apesar do preço um pouco mais alto, vale a pena por conta do retorno. É preciso investir em uma alimentação mais saudável e fico contente em saber que temos essa opção em Petrolina”, afirmou.

Atualmente, a Aprovasf tem tido problemas na busca de um local para vender os produtos produzidos. A Codevasf tem trabalhado para que se encontre uma solução em breve. “Quando iniciamos com produtos orgânicos, ficávamos em uma feira de bairro, mas tínhamos muitos problemas lá. A Codevasf nos ajudou a conseguir um novo local. 

Hoje, mais uma vez, estamos enfrentando problemas com o local. A Codevasf e a prefeitura municipal estão nos ajudando e, se Deus quiser, teremos um mercado só nosso em novembro”, disse Jorge Mariano, produtor orgânico no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE).

O produtor se declara um grande entusiasta da produção mais consciente. “A gente tem que preservar o meio ambiente e a terra pra continuar trabalhando. Eu vi esse sinal quando, através de uma viagem promovida pela Codevasf, conheci um projeto que ressurgiu das cinzas no Vale do Parnaíba, onde hoje tudo é orgânico. Eu fiquei entusiasmado e me baseei nesse projeto. Hoje, 90% da minha produção é orgânica”, conta.

A Codevasf tem se comprometido a incentivar a produção consciente em seus perímetros irrigados. Através da informação, de obras e prestação de serviços, a Companhia tem apoiado os produtores que têm se mostrado dispostos a enveredar pela produção orgânica. 

“O papel da Codevasf é muito interessante. Com o apoio das missões, apoio técnico. E disponibilizando stands para expormos nossos produtos em feiras como a Fenagri. Estar aqui é mais uma forma de divulgarmos o nosso produto para as pessoas da região que ainda não nos conhecem e para as pessoas de fora que estão aqui visitando a feira”, afirma Mariano.

A Codevasf esteve presente na Fenagri com um estande principal e três estandes secundários onde foram expostas a produção da agricultura familiar, a produção orgânica do Vale do São Francisco, o mel produzido pela Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), além de atividades relacionadas a piscicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário