quarta-feira, 15 de junho de 2016

São João do Recife 2016: 41 arraiais e alegria por toda a cidade

img_alt

Festejos juninos terão duração de 17 dias em todos os cantos da capital pernambucana. O anúncio da programação foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta terça (14) (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)
 

"Eu e Santanna vamos botar para quebrar nesse São João". Foi com essa animação que Dona Glorinha do Coco, uma das homenageadas do São João do Recife 2016, deu a largada para a grande festa junina da capital. A Prefeitura do Recife anunciou nesta terça-feira (14) a estrutura e programação da festa de São João deste ano. O Ciclo Junino, que tem início na próxima quinta-feira (16), será caracterizado pela tradição e valorização dos artistas da terra. Ao todo, 41 Arraiais estarão espalhados por toda a cidade, onde o bom Forró Pé de Serra e a apresentação das Quadrilhas Juninas serão as grandes atrações. O prefeito Geraldo Julio, durante o anúncio, ressaltou a realização de uma grande festa, à altura da tradição do São João do Recife.
"Esse ano vai ter São João no Recife, sim. Os artistas vão ter oportunidade de se apresentar e o público vai ter onde comemorar os festejos juninos. A gente tá fazendo isso com um esforço muito grande, com verba de patrocínios e uma parte de recursos da Prefeitura também", disse o prefeito Geraldo Julio. "Vão ser 41 locais na cidade onde acontecerá o São João. O Sítio Trindade é o maior deles onde a gente vai ter as maiores apresentações. Garantimos também o concurso de quadrilhas juninas, que é um valor muito importante no nosso São João. As pessoas passam o ano inteiro ensaiando, se preparando para se apresentar e isso está garantido. Os investimentos vão girar em torno de R$ 4 milhões no São João de 2016 aqui no Recife, grande parte de patrocínio", complementou o prefeito.
A festa recifense terá 17 dias de animação, entre 16 de junho e 2 de julho. A abertura ocorre com a 12ª Edição da Caminhada do Forró, que sai da Rua da Moeda em direção à Praça do Arsenal, no Recife Antigo, arrastando centenas de forrozeiros. Já o encerramento do Ciclo se dará com as festas nas dez ruas premiadas pelo Concurso “Eu amo minha rua”, no dia 2 de julho. A partir do dia 17 de junho, o Sítio Trindade, em Casa Amarela, se transforma num grande Arraial com Palhoção para apresentação das Quadrilhas Juninas e Sala de Reboco com o tradicional Forró Pé de Serra, acontecendo todos os dias até 26 de junho. Neste mesmo dia, acontece o 18º Baile dos Namorados em clima de forró e solidariedade, no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife.
Um dos homenageados do São João do Recife 2016, junto com Dona Glorinha do Coco, o cantor e compositor Santanna destacou o reconhecimento a cultura nordestina na festa junina da cidade. "Estou muito emocionado e agradeço por essa homenagem do povo do Recife e pelo reconhecimento da Prefeitura à verdadeira cultura nordestina", disse.
A Prefeitura do Recife promove ainda outros 13 Arraias de Bairro: Santo Amaro, Bomba do Hemetério, Campo Grande, Totó, Cordeiro, Jd. São Paulo, Várzea, UR-2, Lagoa do Araçá, Jordão Baixo, UR 5, Ibura de Baixo e Brasília Teimosa na Festa de São Pedro. Por eles passarão nomes consagrados na música regional como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Genival Lacerda, Cristina Amaral, Antúlio Madureira, Maria Dapaz, Gennaro, Lia de Itamaracá, Alcymar Monteiro, Josildo Sá, Nando Cordel, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Beto Hortis, Jorge de Altinho e, claro, os homenageados do ciclo, Santanna e D. Glorinha do Coco. Uma novidade esse ano é a apresentação do espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador”, que será realizado pela Quadrilha Raio de Sol e o Quinteto Violado, no Sítio Trindade.
"Em todos os cantos da cidade vamos ter arraial, ou oficial ou apoiado pela Prefeitura. A gente quer que a população esteja na rua, tem também o concurso de decoração Eu Amo Minha Rua para que todo mundo participe e possa fazer um belíssimo São João", avaliou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

”A gente vem fazendo um trabalho de consolidação do nosso São João como atrativo turístico e é por isso que toda nossa grade é de artistas pernambucanos, artistas nordestinos, valorizando o nosso tradicional forró pé de serra. A gente já fez essa experiência lá na Copa do Mundo e foi um sucesso. A cidade estava cheia de turistas internacionais e a gente teve uma boa ocupação hoteleira superando os 70%. A gente espera que esse ano haja um crescimento nessa ocupação e a gente consiga atingir entre 75% e 80% de ocupação nos hotéis", projetou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

RESUMO:



- De 16 a 30 de Junho
- 41 Arraiais
- Abertura: 16 de Junho com a 12ª Caminhada do Forró, Praça do Arsenal
- 18º Baile dos Namorados: dia 17 de junho
- Sítio Trindade: de 17 a 26 de junho
- Pátio de São Pedro: 27 a 30 de Junho
- Outros 13 Arraiais de Bairro
- Concurso “Eu amo minha rua” – final dia 2 de julho



HOMENAGEADOS:



Dona Glorinha do Coco - Maria da Glória Braz de Almeida, ou Dona Glorinha do Coco, mestra de coco e viúva de pescador, tem 81 anos de idade e herdou de seus antepassados o gosto pelo coco de roda, principalmente aquele que se cantava, e se canta ainda hoje, na beira da praia. Ano passado foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, nas categorias melhor álbum regional (produzido por Isa Melo) e melhor cantora regional, através de seu primeiro CD, intitulado Dona Glorinha do Coco.

Santanna, O Cantador - Nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará, em 29 de fevereiro de 1960. Vindo de uma família de artistas, na infância teve a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras e rezadeiras e dos violeiros e emboladores. Foi na obra de Luiz Gonzaga que o cantador teve suas maiores referências. Participou de vários shows do Rei do Baião, fazendo a abertura e, em seguida, vocais. Tornou-se cantor profissional em 1992 e hoje é considerado um dos grandes músicos do Forró.
12ª Caminhada do Forró – 16 de junho
E o São João do Recife abre da melhor maneira, com a 12ª edição da Caminhada do Forró. A partir das 17h30, da quinta-feira, dia 16 de junho, cerca de 100 forrozeiros se concentram na Rua da Moeda, para em seguida saírem em cortejo pelas principais ruas do Bairro do Recife, com destino à Praça do Arsenal da Marinha, onde um grande show vai reunir nomes como, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon e dois músicos da nova geração da safona: Luisinho de Serra e Beto Hortis. Este ano, a Caminhada do Forró homenageia os cantores Santana e Rogério Rangel.

18º Baile dos Namorados


Uma noite para aquecer o coração com o sentimento de solidariedade e o corpo com muito forró pé de serra. Essa é a proposta do 18º Baile dos Namorados, promovido pela Prefeitura do Recife, que acontece no dia 17 de junho, a partir das 21h, no Arcádia do Paço Alfândega, no bairro do Recife. Toda a renda será destinada a instituições beneficentes da cidade. A noite promete não deixar ninguém parado com o melhor do forró regional. Na programação a banda Fim de Feira e os cantores Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Jorge de Altinho, Maciel Melo e Geraldinho Lins. Os ingressos já estão esgotados e a renda vai para a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado – Apaf e Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié.



Pátio de São Pedro



Para festejar o Padroeiro dos Pescadores, o Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, terá quatro dias de festa começando com a “10ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino”, no dia 27 de junho. Na véspera e dia de São Pedro (28 e 29) várias apresentações artísticas se apresentam no espaço e, encerrando a programação, no dia 30 de junho será realizada a Festa do Fogo, em homenagem ao Orixá Xangô. 
Além disso, a parceria com as comunidades que tradicionalmente fazem festas juninas também está garantida. Haverá apoio na infraestrutura e atrações para os seguintes Arraiais: Arraial do Bom Jesus, na Campina do Barreto; Arraial Cajueiro, em Cajueiro; Arraial da Cidadania, em Campo Grande; Arraial do Ouro e Arraial Deixa Falar, em Casa Amarela; Arraial Sempre Alerta, no Alto José do Pinho; Arraial Novo Detran, na Iputinga; Arraial Luar do Sertão, na Várzea; Arraial Flôr de Cheiro, no Ibura UR-02; Arraial de Todos da Mustardinha, Arraial Vila Tamandaré, em Areias, Arraial Chapéu de Palha, no Morro da Conceição, Arraial dos Forrogodeiros, no Sítio Cardoso e Arraial Forró Fácil, no Alto José Bonifácio.



Concurso de Quadrilhas e Mostra de Quadrilhas Infantis



O 32º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife será realizado nos dias 17, 18, 20, 21 e 22 de junho, sempre a partir das 19h, com dez quadrilhas se apresentando por dia, no palhoção montado no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife. A final acontece nos dias 24 e 25 de junho. Já a 3ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis, que não é competitiva, acontece no dia 26 de junho, a partir das 15h. Aqui dez grupos infantis se apresentam também no Sítio Trindade.



Procissão dos Santos Juninos, 19 de junho



No dia 19 de junho, a comunidade de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. Com concentração marcada para as 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, o cortejo tem saída prevista às 18h e segue pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial com destino ao Sítio Trindade. Vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana participam do cortejo, além de banda de música e trio pé de serra.



Espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador” – dias 19 e 23 de junho, no Sítio Trindade



Espetáculo com música, dança e poesia que marca os 45 anos do Quinteto Violado e os 20 anos da Quadrilha Junina Raio de Sol numa parceria memorável. A trajetória de Dominguinhos será encenada e dançada por 120 brincantes da quadrilha, contada nos versos do poeta e escritor Jessier Quirino, e cantada ao vivo pelo Quinteto Violado. As coreografias são irreverentes, mesclando movimentos da dança popular (forró, coco, ciranda, xaxado) a movimentações de quadrilha junina (anavantus, anarriês, grandes rodas e passeios). O espetáculo terá duas apresentações em cada dia: às 18h e às 20h no palhoção do Sítio Trindade.



4ª Edição do Concurso “Eu Amo Minha Rua”



Promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer, o concurso de decoração junina, que resgata a tradição da mobilização entre vizinhos para deixar a festa mais bonita e animada, chega este ano à sua quarta edição. A novidade é que, das 10 vencedoras, cinco terão direito a uma festança completa, com direito a banda, palco e estrutura de som. As atrações escolhidas para embalar o arrasta-pé foram: Azulão, Forrozão Capim com Mel e Faringes da Paixão, para a primeira colocada; André Macambira, Vilões do Forró e Trio Pé de Serra Beberibe para a segunda; Pecinho Amorim, Edgar Jr. e Nação Forrozeira e Trio Pé de Serra É com Você que eu Vou para a terceira; Rodrigo Raposo, Anjos do Forró e Trio Pé de Serra Moinho D’Água para a quarta; e Lucas Costa, Barões de Luxo e Trio Pé de Serra Forró da Serra para a quinta. As finalistas que ficarem da sexta à décima posição serão contempladas com um trio de forró pé de serra para celebrar a festa. As inscrições já estão abertas e só encerram no próximo dia 20 de junho. Para participar, é necessário acessar o site www.euamominharua.com.br e fazer o upload de cinco a dez fotos da rua toda enfeitada. O resultado final do concurso será anunciado no dia 29 de junho. As festas serão oferecidas no dia 2 de julho em todos os endereços vencedores.


Acompanhe o São João do Recife pelas Redes Sociais:




Página no portal da Prefeitura do Recife e Flickr:



Um comentário:


  1. This is a very well-written blog. I read and liked the blog and have also bookmarked you. All the best for future endeavors.
    sap hr/hcm online training
    sap sd online training

    ResponderExcluir