quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sushis diferentes são feitos com carne de sol, manteiga de garrafa e até rapadura no Recife

Sushi com sabor bem nordestino é ideia do chef Douglas Van Der Ley, no recém-inaugurado SOS Okinawa, em Boa Viagem




O carro-chefe da casa é o Sushi de carne de sol, finalizado com manteiga de garrafa, inspirado no Sushi de kobe beef servido em restaurantes japoneses de Nova York. Foto: Sérgio Lobo/Divulgação

No Brasil, pizza, panqueca e tantas outras receitas tradicionais ganham roupagens inusitadas (e, em geral, deliciosas). Revolucionando a culinária japonesa, chefs pernambucanos misturam elementos surpresas para atrair a atenção do público. A ideia do chef Douglas Van Der Ley, no recém-inaugurado SOS Okinawa, em Boa Viagem, é misturar ingredientes locais para incrementar os pratos. Já imaginou sushi com manteiga de garrafa, rapadura ou tareco? Ele sim.

O carro-chefe da casa é o Sushi de carne de sol, finalizado com manteiga de garrafa, inspirado no Sushi de kobe beef servido em restaurantes japoneses de Nova York. "A comida japonesa nos permite brincar com as notas agridoces e experimentar, equilibrando sempre o sabor. Costumo trabalhar com o clássico, e ao mesmo tempo, reforçar o lado regional", explica Douglas.

Conduzido pelas referências da família caruaruense, ele utiliza a rapadura em molhos, a exemplo do Varal de Lampião (R$ 28) (lâminas de salmão marinadas em molho aromático de rapadura com perfume de flores do sertão, passadas na castanha de caju e gergelim torrados). O tipicamente pernambucano tareco, geralmente servido no cafezinho, foi usado para decorar o Nigiri à Marina Bonita (atum banhado na manteiga de garrafa, maçaricado e decorado com tareco e raspa de tangerina). O biscoito adiciona crocância sem roubar sabor.

Varal de Lampião - lâminas de salmão marinadas em molho aromático de rapadura com perfume de flores do Sertão. Foto: Sérgio Lobo/Divulgação

"Nossos clientes vêm abertos à experiência. Eles fogem do convencional", comenta o chef. No fim de semana, Douglas Van Der Ley aproveita a temporada de lambretas e ostras em pratos exclusivos. Ele adianta que vai testar novos insumos, como tanajura e o Nego Bom, doce a base de banana.

Serviço
SOS Okinawa
Onde: Avenida Conselheiro Aguiar, 2942, Pina
Horário: De quarta a domingo, das 19h à 0h

Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário