quinta-feira, 30 de junho de 2016

Tapioca gigante de 2 metros é distribuída no Alto da Sé, em Olinda

Iguaria, preparada com 20 cocos e 20 kg de goma, levou 1h para ficar pronta.
Festa teve apresentação de quadrilha junina, coco de roda e recital de poesia.

Tapioca de 2 metros levou 1 hora para ser preparada (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Tapioca de 2 metros levou uma hora para ficar pronta (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Comer tapioca é uma tradição para quem visita o Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Porém, na noite desta quarta-feira (29), a iguaria pode ser consumida de uma maneira divertida e sem pagar nada. Uma tapioca gigante de 2 metros foi distribuída no local como parte dos festejos juninos da cidade.

“Temos essa tradição há mais de 20 anos para saudarmos São Pedro e comemorarmos o Dia das Tapioqueiras, que é em 28 de junho”, explica Severina Maria de Souza, de 59 anos. Mais conhecida como Dona Bia, ela vende tapioca em uma barraca localizada nesse ponto turístico olindense há 32 anos.


Iguaria gigante foi preparada no Alto da Sé, um dos principais pontos turísticos de Olinda (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Iguaria gigante foi preparada no Alto da Sé, um dos principais pontos turísticos de Olinda (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Com o sabor de coco, a tapioca levou uma hora para ser preparada e foi assada em uma chapa esquentada com carvão. Ao todo, foram utilizados 20 cocos e 20 kg de goma de tapioca. Uma vez pronta, não sobrou nada da iguaria. “Não deu para quem quis. Para comer de graça, todo mundo quer, todo mundo vem”, brinca a tapioqueira.

A festa contou ainda com a apresentação de quadrilha junina, coco de roda e recital de poesia, além da presença de bonecos gigantes. O evento é realizado pela Associação das Tapioqueiras do Alto da Sé em parceria com a Prefeitura de Olinda.


Apresentação de coco de roda foi uma das atrações do evento no Alto da Sé (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Apresentação de coco de roda foi uma das atrações do evento realizado pela Associação das Tapioqueiras de Olinda (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário