segunda-feira, 27 de junho de 2016

Teacher’s ganha nova roupagem e faz ações de marketing em Pernambuco

Raphael Malta Clasen
A partir de junho, Teacher’s, o whisky legitimamente escocês e mais vendido do Brasil, aparecerá com uma roupagem diferente nas gôndolas. O mote “Teacher’s. Forte como você”, evidencia o sabor marcante da bebida e a conecta diretamente com o seus consumidores, chamando a atenção para a garra do povo nordestino e para as características impactantes do whisky, com seu malte e sabor inconfundíveis.

O novo momento da marca escocesa está sendo encabeçado globalmente pelo Brasil, um de seus principais mercados no mundo. A Teacher’s tem 54% de Market Share na categoria em Pernambuco e é líder no segmento brasileiro de whisky, com 20% de Market Share.  Fernando Silveira, gerente de marketing da Bacardi Brasil e responsável pela marca Teacher’s fala à Algomais sobre as ações em Pernambuco.

Que ações de marketing e/ou promocionais estão nos planos da marca para Pernambuco?
Neste mês de junho, Teacher’s se aproxima ainda mais do consumidor nordestino e patrocina o tradicional São Joao de Caruaru, onde participa como whisky oficial da festa. Durante o festejo, a marca realiza ações emocionantes no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: um bar aéreo, que sobe 35 metros de altura proporcinando uma vista exclusiva da festa e um balão de 42 metros de altura no formato da nova garrafa da bebida. Ambas as ações são gratuitas. O bar aéreo acontece nos dias 23, 24 e 25 de junho. Sustentado por um super guincho, a estrutura tem capacidade para dez pessoas por subida, selecionadas por ordem de chegada ao local, e oferece ao público a oportunidade de registrar o melhor da festa com vista aérea para o palco principal de shows. Já ao lado do Pátio, os forrozeiros podem curtir os shows com visão privilegiada do alto de um balão de 42 metros no formato da nova embalagem da bebida, entre os dias 23 e 26 de junho.
Além das ações, mais de 60 restaurantes da cidade recebem ativações de Teacher’s, com bandeirolas e brindes. Em vários pontos de Caruaru, as pessoas podem comprar uma garrafa do whisky e ganhar uma flask de alumínio. Elementos de visibilidade como blimps, luminosos, windbanners, pórticos e pirulitos também estão dispostos em diversos pontos de Caruaru.

Nesse momento de crise, alguma coisa mudou no consumo do segmento de whisky em Pernambuco?
Teacher’s é consolidado como o whisky número 1 em volume de vendas no Brasil e o líder também na região Nordeste. A crise pode ser vista como um momento de oportunidade para novas ações e estratégias. O consumidor de Teacher’s é muito fiel e a marca tem um custo benefício atrativo, o que faz com que a bebida seja acionada por um público que gosta de consumir um produto de alta qualidade que não pese muito no bolso.


Que mensagem a nova garrafa, o novo layout deseja passar para seus consumidores ou para aqueles que ainda não são consumidores da marca?
A nova identidade visual se apresenta de forma mais premium. Mais elegante e moderno, o design e o rótulo da garrafa trazem os atributos que a marca quer transmitir ao seu público por meio da campanha “Teacher’s. Forte como você”, que evidencia o sabor marcante da bebida e a conecta diretamente com o seus consumidores, chamando a atenção para a garra do povo brasileiro e para as características impactantes do whisky, com seu malte e sabor inconfundíveis.

Na nova identidade visual de Teacher’s, o principal ícone dessa embalagem é o Thistle (Cardo), símbolo em relevo na garrafa que representa a Light Of Scotland (Luz da Escócia), e atrai bastante atenção dos consumidores, pois traz a sensação positiva do sol, luz e poder. No rótulo, a frase High in Peated Malt (Concentrado em Malte de Turfa) destaca a principal característica de Teacher’s, um whisky turfado, ou seja, mais defumado e com maior quantidade de malte turfado na sua composição (versus outras marcas), conferindo um sabor mais marcante ao produto. Apesar de todas as mudanças, o sabor do líquido continua o mesmo, priorizando seu blend exclusivo com alta concentração de malte, produzido na Escócia.

Por que o pernambucano tem um consumo tão elevado de whisky?
Vocês têm alguma análise sobre a razão desse gosto do pernambucano pela bebida?
Recife é a capital com maior consumo de whisky per capita no mundo. O consumo da cidade é de 15 doses por pessoa/ano, enquanto a médica nacional é de 3,5 doses. Acredito que é uma questão cultural já que, historicamente, o Nordeste sempre consumiu bastante bebidas destiladas, como a cachaça. Com o passar do tempo e, consequentemente, o aumento do poder aquisitivo da população, houve essa alteração ao hábito de consumo para o whisky, pressuponho.


Revista algomais

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