Pernambuco é um estado multicultural e muito conhecido pelas suas belas praias, algumas delas estão no topo das mais belas e badaladas dos Brasil. Vamos falar um pouco dessas maravilhas da natureza que são cartões postais naturais que atrai turistas de todas as partes do continente.

Praia de Porto de Galinhas – Ipojuca (Litoral Sul)
Uma das mais belas e frequentadas por turistas de todo o Brasil, tem uma grande rede hoteleira, resorts e pousadas, no quesito gastronomia a praia de Porto de Galinhas também se destaca por sua grande diversidade. A noite em Porto de Galinhas fervilha como muitas boates e bares muito agitados.


Com águas claras e mornas, Porto se destaca pelas suas piscininhas naturais e pelo seu passeio de Jangada. Porto de Galinhas compreende uma grande área com outras belas praias, como e o caso de Maracaipe, Cupe e Muro alto. Porto de Galinhas é uma das melhores praias de Pernambuco no quesito badalação e entretenimento.

porto-de-galinhas
Praia de Porto de Galinhas

Praia de Boa viagem – Recife
Um das melhores praias urbanas do estado, bastante frequentada por turistas de todas as faixas de idade e nacionalidades, o único porém de Boa Viagem são os ataques de tubarão que costumam acontecer com frequência. Então se for a Boa Viagem procure ficar na areia em uma nas muitas barracas que oferecem um peixinho frito maravilhoso acompanhado de uma cervejinha, caipirosca ou um coco verde gelado.


praia de boa viagem
Praia de Boa viagem

Praia de Gaibu – Cabo de Santo Agostinho (Litoral Sul)
Uma bela praia com piscinas naturais e mar aberto e forte, paraíso dos surfistas. A praia de Gaibu e muito frequentada por jovens da capital Recife e é a principal praia do município do Cabo de Santo Agostinho. O destaque para a praia de Gaibu é o morro das pedras, que ao subir o morro se tem uma bela visão de toda a faixa de areia que inclui a Praia de Enseada dos Corais, Paiva e até Boa viagem, se a subida for a noite da até para ver o farol da cidade histórica de Olinda. A praia de Gaibu é uma da melhores praias de Pernambuco para a pratica do surf.


praia de gaibu
Praia de Gaibu

Praia de Calhetas – Cabo de Santo Agostinho (Litoral Sul)
Uma pequena praia mais com muito agito, quem vai a Praia de calhetas se encanta com seu charme, Calhetas fica ao lado da Praia de Gaibu e possui alguns bares o mais famoso e o Bar do Artur. Indo a praia de Calhetas não deixe de fazer o passeio de tirolesa é simplesmente emocionante.


praia de calhetas -  Beto Félix
Praia de Calhetas

Praia do Paraíso – Cabo de Santo Agostinho (Litoral Sul)
Uma praia bem pequena com apenas dois bares e uma linda vista do mar, para se chegar a Praia do Paraíso é preciso pegar a estrada em direção a Praia de Calhetas de lá entra no povoado de Nazaré, o caminho é um pouco difícil com alguns buracos e fendas na pista, mais compensa a viagem, pois ao chegar a praia do paraíso o turista realmente se sente no paraíso. Suas águas são represadas por arrecife o que deixam elas bem calmas ótimas para um mergulho e a pratica de alguns esportes aquáticos.


paraia do paraiso
Praia do Paraíso
Praia de Tamandaré – Tamandaré (Litoral Sul)
A praia mais badalada da cidade, ponto de encontro de muito jovens durante as férias, a praia também é palco de diversos shows a nível nacional como e o caso do Tamandaré Fest. A praia de Tamandaré e muito frequentada por turistas do interior do estado, principalmente da cidade de Caruaru a maior cidade do Agreste Pernambucano.


praia de tamandare - Daniel Jacinto Pereira
Praia de Tamandaré – Foto:  Daniel Pereira

Praia dos Carneiros – Tamandaré (Litoral Sul)
Ao lado da Praia de Tamandaré encontramos a praia dos Carneiros, uma praia belíssima, e quase particular, pois o seu acesso deve ser feito pela beira mar saindo de Tamandaré, ou por alguma casa, condomínio ou restaurante que ficam à beira mar dos Carneiros. Mais quem tem acesso a praia pode desfruta de uma agradável momento, sua água é bem clarinha, ótima para um mergulho, o único ponto negativo da Praia dos Carneiro é realmente o acesso, os restaurantes geralmente cobram uma entrada fixa que gira em torno de 30 reais por pessoas, e na faixa de areia não se encontram ambulantes.


Praia dos Carneiros3
Praia dos Carneiros

Praia de Serrambi – Ipojuca (Litoral Sul)
Uma praia bastante calma, com varias pousadas e apenas um grande resort, o Serrambi Resort. A praia é indicada para quem quer descanso total, suas águas são morninhas e calmas durante a  maré baixa, e fortes na maré alta. Mais se for a Serrambi não espere muita badalação vá mesmo para descansar.


praia de serrambi
Praia de Serrambi

Praia de São Jose da Coroa Grande – São Jose da Coroa Grande (Litoral Sul)
Considerada como a ultima praia do estado de Pernambuco, já fazendo divisa com o estado de alagoas, a praia de São José é bastante frequentada nos períodos de férias, o seu mar é agitado com ondas fortes, uma curiosidade de São José da Coroa Grande é uma construção de um prédio no meio da pequena cidade, uma coisa rara fora dos centros urbanos, é essa construção que termina sendo um dos principais cartões postais da cidade.


praia de itamaraca - forte orange
Praia de São Jose da Coroa Grande

Praia de Itamaracá – Ilha de Itamaracá (Litoral Norte)
Uma praia linda, em uma linda ilha, esse é talvez o destino mais procurado no litoral norte do estado, em Itamaracá encontramos muita história, inclusive um grande forte da época dos holandeses,  o Forte Orange. Na ilha de Itamaracá encontramos também a Ilhota de Coroa do Avião, uma praia exclusiva onde só se tem acesso em barcos e lanchas. Frequentadas por pessoas e um alto poder aquisitivo, a Praia Coroa do Avião é uma ótima pedida para a paquera e azaração.


praia de sao jose da coroa grande
Praia de Itamaracá

praia de coroa do aviao
Praia Coroa do Avião

Praia carne de Vaca – Goiana (Litoral Norte)
Uma bela praia que é mais conhecida pelo se caranguejo que pela suas belezas naturais, A praia de Carne de Vaca é a ultima praia do litoral norte do estado, tem suas belezas e encantos, um mar calmo devido a presença de um banco de areias enorme. Mais o que chama atenção mesmo é o caranguejo que é servido nos restaurantes de lá, eles são saborosíssimos e com uma patola enorme, alguns conseguem até segurar uma garrafa. Um ótimo atrativo e ponto turístico do local. Ao arredores de Carne de Vaca também se encontram outras belas praias como e o caso da Praia de Catuama, Barra de Catuama e Ponta de Pedras.


praia carne de vaca - João Paulo Bernardes
Praia carne de Vaca

carangueijo restaurante buraco da gia
Caranguejo do restaurante Buraco da Gia

Praia de Candeias e Piedade – Jaboatão dos Guararapes (Litoral Sul)
Duas praias que tiveram seu auge e depois caíram no esquecimento do publico por conta do avanço do mar, que reduziu a praticamente zero a faixa de areia em algumas localidades chegando a invadir construções a beira mar, mais atualmente o cenário da Praia de Candeias e Piedade parece esta mudando, o governo municipal fez uma engorda das areias em aproximadamente 40 metros, isso é muita areia, evento parecido foi feito na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Hoje já é possível ver o turismo voltando a se aquecer na orla de Jaboatão, lindas praias que são ótimas para a pratica de esportes náuticos, principalmente os que precisam dos ventos, pois os ventos sopram forte por lá. As Praias de Candeias e Piedade são Praias urbanas e ficam bem ao lado da Praia de Boa Viagem.


praia de candeias
Praia de Candeias e Piedade

Praia do Paiva – Cabo de Santo Agostinho (Litoral Sul)
A antiga plantação de coco da família Brennand, que antes era deserta e pouco frequentada deu lugar a talvez a praia mais luxuosa do Estado, hoje são muitos empreendimentos que estão sendo construídos no local, e a Praia ganhou o exatos de Reserva do Paiva, hoje muito frequentada por artistas e celebridades, alguns famosos que tem casa por lá são Luciano Huck e Angélica e os Cantores da Banda Calypso como muitos Jogadores de futebol. A praia é muito bonita e bem cuidada com segurança particular em toda a sua extensão, o mar e forte e agitado ótimo para o surf e para a pesca.


praia do paiva
Praia do Paiva

Fernando de Noronha – Arquipélago de Fernando de Noronha
Não podíamos fazer nossa lista sem falar de Noronha. Mais também não vamos enumerar praia por praia, porque praticamente todas são lindas e belas, o que não falta em Noronha e beleza, la encontramos duas das mais belas praias do Brasil, a Baia do Sancho e A Baia dos Porcos. Noronha é simplesmente sensacional, seu acesso se da apenas de Navio ou avião.


fernando de noronha
Fernando de Noronha

Então pessoa, essas são as melhores praias de Pernambuco, cada uma com sua particularidade e excentricidade, que agradam turistas de boa parte de mundo. A beleza do Litoral Pernambucano é indescritível. Quando estiver planejando seu destino de férias, não deixe de Pensar em no Litoral Pernambucano.

Hotéis à beira mar