sexta-feira, 15 de julho de 2016

Após quatro anos em reforma, Igreja de São Pedro no Recife é entregue pelo Iphan

Obra incluiu reforço estrutural, tratamento de piso, parede e parte elétrica.
Agora, o trabalho de restauro será voltado para o acervo artístico.

Igreja de São Pedro dos Clérigos será um dos palcos do projeto (Foto: Vanessa Bahé / G1) 
Ainda não há previsão para o retorno das
atividades religiosas (Foto: Vanessa Bahé/ G1)

Fechada desde dezembro de 2012 para reformas, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Pátio de São Pedro, Centro do Recife, foi, finalmente, entregue. Entretanto, apenas a parte estrutural do templo foi reparada. Agora, o trabalho de restauro será voltado para o acervo artístico.

A reforma incluiu reforço estrutural, tratamento de piso, parede, coberta e instalações elétricas. Porém, a parte mais delicada do reparo foi uma fenda em uma das torres. A entrega oficial da obra, que custou cerca de R$ 3 milhões ao Programa de Aceleração de Crescimento de Cidade Históricas, aconteceu na manhã de quinta-feira (14).

Além de ser um refúgio espiritual, a Igreja de São Pedro dos Clérigos é considerada um ponto turístico por sua beleza singular. De estilo barroco, ela começou a ser construída em 1728, ficando totalmente pronta apenas em 1789. Talhada em pedra de cantarina, a igreja traz uma estrutura em volta da porta principal única no estado.

Para a coordenadora técnica do IPHAN/PE, Cremilda Martins de Albuquerque, que estava no local representando a Superintendência do órgão, o momento era de satisfação, apesar de o acervo artístico não ter sido contemplado na reforma.

A igreja, pátio e casario foram tombados pelo IPHAN em 1938. A Arquidiocese de Olinda e Recife informou que iniciará os trabalhos de limpeza antes de convocar a população. Ainda não há previsão para o retorno das atividades religiosas. Apesar disso, ela já está aberta para quem deseja visitá-la.


Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário