terça-feira, 12 de julho de 2016

Banheiro móvel levará higiene pessoal aos moradores de rua no Recife

BWC Solidário visa levar o serviço às pessoas que vivem em situações precárias

por Naiane Nascimento

Divulgação 
  Banheiro dará estrutura até mesmo de chuveiro quente Divulgação

No Brasil, moradores de ruas se fazem presentes em diversas cidades. No Recife, o cenário não é diferente, e de acordo com um levantamento feito pelo Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH),  há uma população de 776 pessoas dormindo na rua. Parte das pessoas que dormem nas vias públicas até possuem trabalho, mas muitos não têm condições de pagar o aluguel de um local para morar. 

Pensando nessas pessoas que vivem à margem de moradias dignas, Milvernes Cruz Lima Neto elaborou o projeto BWC Solidário, que consiste em uma cabine com um banheiro completo e móvel. Podendo ser levado para qualquer lugar, o equipamento possibilita o banho de moradores de rua. Recife é a próxima cidade que pode receber a ideia, uma vez que Salvador já conta com o serviço.

De acordo com a publicação no site Kickante, onde foi criado um crowdfunding - obtenção de capital –, “a ideia é montar um banheiro móvel, rebocado em veículo próprio, capaz de dar aos moradores de rua a possibilidade de tomarem um banho quente e realizarem a higiene pessoal/bucal básica". Todos os materiais de higiene serão doados, e conseguiríamos atender 25 pessoas por noite”, consta no complemento do texto.

O projeto que promete beneficiar os recifenses tem em uma cabine com dois boxes com chuveiros (masculino/feminino), piso com tapete emborrachado, pressurizador para água e aquecedor a gás. 

Ainda de acordo com o autor do banheiro, “não há interesse político/partidário de nenhum participante, nem tão pouco conotação de pregação religiosa durante nossas visitas aos moradores de rua. São pessoas simples, fazendo o bem pelo bem, que além das doações, se preocupam em dar atenção e conversar com as pessoas para entender suas necessidades básicas”. 

Arrecadação de verba
O projeto está cadastrado no site Kickante para arrecadação de verba a fim de possibilitar a ampliação do BWC Solidário. A meta esperada é R$ 20 mil e ainda há 59 dias restantes para a contribuição. Para contribuir basta acessar a página e realizar a doação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário