segunda-feira, 4 de julho de 2016

Biblioteca do Poço da Panela precisa de ajuda para sobreviver

Com cinco anos de atividades, Biblioteca do Poço da Panela funciona como espaço cultural para jovens carentes do bairro

Samarone Lima, jornalista e um dos voluntários da Biblioteca Comunitária do Poço da Panela / Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Samarone Lima, jornalista e um dos voluntários da Biblioteca Comunitária do Poço da Panela
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Cleide Alves


Instalada numa casa sem luxo, à beira do Rio Capibaribe, a Biblioteca Comunitária do Poço da Panela completou cinco anos de atividades em março de 2016. Tudo lá é movido a boa vontade. E é assim que o espaço funciona, sempre no limite e precisando de ajuda da sociedade para seguir adiante.

A Biblioteca do Poço foi criada por um grupo de amigos para suprir a carência de leitura das crianças e adolescentes do bairro. O acervo foi nascendo de doações. Com as estantes cheias de livros, que podem ser lidos no local ou levados para casa, os organizadores passaram a oferecer oficinas, contação de história e outras atividades diferenciadas.

“Construímos um espaço cultural, não é só uma biblioteca”, observa o jornalista Samarone Lima, um dos voluntários do grupo. Em 2015, na festa de comemoração pelo quarto aniversário, a casa quase fechou as portas, mergulhada em dificuldades financeiras. “Conseguimos apoio e recuperamos o fôlego”, diz.


Samarone compara a Biblioteca do Poço a um camaleão. “A gente vai se adaptando às situações e sobrevivendo”, declara. Para manter o lugar são necessários mil reais por mês, usados no aluguel e pagamento de água e luz. Mas o dinheiro nem sempre chega. Daí surgiu a ideia de vender publicações repetidas a preços camaradas.

“Recebemos muita doação de livros e avisamos às pessoas que uma parte poderá ser vendida para ajudar na manutenção da biblioteca”, afirma Samarone. Um dos pontos de venda é a Feira Livre do Poço, realizada no primeiro domingo de cada mês. “É também uma forma de divulgar o trabalho da biblioteca.” Aproveite que hoje, 3 de julho, é dia da feira, das 7h30 às 19h.

Se preferir conversar em outra ocasião anote os contatos do grupo: bibliotecapocodapanela@gmail.com ou (81) 98876-5826 e (81) 98773-3934. Para saber mais informações sobre a iniciativa acesse o Facebook Biblioteca Comunitária do Poço da Panela.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário