terça-feira, 5 de julho de 2016

Campanha alerta para crime contra animais e pede doação de brinquedos em Pernambuco

Agência Estadual de Meio Ambiente lança iniciativa nesta terça (5).
Ideia é estimular a sociedade a ajudar as ações de educação ambiental.


Campanha da CRPH e os defensores do meiuo ambiente (Foto: Agência estadual de Meio Ambiente/ divulgação)

Os Defensores do Meio Ambiente (Foto: divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) lança, nesta terça-feira (5), uma campanha para arrecadar brinquedos que serão usados em projetos educacionais. A iniciativa, batizada de ‘ Animal não é Brinquedo’,  também serve como alerta para o crime de manter animais silvestres em cativeiro, especialmente pássaros, muitos deles em risco de extinção. Só em 2015, a CPRH aprendeu cerca de 7 mil bichos que viviam em cativeiros irregulares.

A campanha conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e pretende estimular a sociedade a fazer doações. A ação será lançada, às 10h, durante evento na quadra da comunidade de Vila Vintém, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Ela segue até o dia 12 de outubro. A ação 'Animal não é Brinquedo' segue até 12 de outubro, o Dia das Crianças. Assim, a CPRH quer marcar a data como um dia alegre para o meio ambiente.  

Para participar, basta entregar um brinquedo novo ou usado, em bom estado, nas "gaiolas" da CPRH, que serão instaladas, nesse primeiro momento, nas agências do Detran-PE nos Shoppings Plaza, Recife, Guararapes e Tacaruna.

A ideia da ação surgiu a partir do momento em que os fiscais da agência descobriram que muitos animais eram usados como brinquedos pelas crianças. Na maior parte das vezes, isso ocorre em áreas de oferta precária de opções de lazer e entretenimento. Por isso, a CPRH planeja a cada operação de apreensão de um bicho fazer a doação de um brinquedo.

Os brinquedos também serão utilizados em outras ações de educação ambiental, como atividades de contação de história, caminhadas ecológicas, palestras em escolas. Todas essas atividades são voltadas a temas que desestimulem a cultura de se manter um animal silvestre em cativeiro.


Atrações

No lançamento, haverá atividades com crianças da comunidade da Vila Vintém e alunos da Escola estadual Padre Donino. O evento também marca a primeira missão dos 'Defensores do Meio Ambiente', a primeira liga de heróis criada pela agência como forma de interagir de forma mais dinâmica com o público infanto-juvenil.


Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário