Os usuários devem fazer a troca da Usina Tubarão (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai executar a substituição de lâmpadas em Fernando de Noronha. Todos os clientes residenciais da ilha vão poder trocar, gratuitamente, lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas, por novas de LED. Segundo os especialistas essa tecnologia é cerca de 30% mais eficiente que a fluorescente, proporcionando mais economia de energia e maior durabilidade, além de não agredir o meio ambiente, pois não contem mercúrio na sua composição. A ação vai ser realizada  na Usina Tubarão, nessas quinta-feira (14) e sexta-feira (15) e entre os dias 18 e 21/07 (segunda-feira a quinta-feira), sempre no horário das 14h às 17h.

Para participar da ação, o cliente deve ser classificado como residencial, ter conta contrato endereçada em Noronha e apresentar a fatura do mês de junho de 2016 paga e sem débitos anteriores. Os interessados podem apresentar até cinco lâmpadas incandescentes de, no mínimo, 60W, ou fluorescentes compactas de pelo menos 15W, por conta contrato. Cada consumidor pode apresentar, no máximo, duas contas contrato e 10 lâmpadas usadas. Para cada lâmpada entregue, a concessionária doará uma nova de LED, com 10W de potência e com o Selo Procel de Eficiência Energética. No total, serão distribuídas até 3.000 lâmpadas novas.

A Celpe informa que  iniciativa tem a finalidade de reduzir o consumo de energia elétrica em Fernando de Noronha, com ações de eficiência do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ilha já conta com duas usinas solares (Noronha I e II), instaladas pela Companhia, que respondem por 10% do consumo anual de energia da ilha.

Espaço Aulas de Energia
Durante o período da iniciativa, vai ser  possível agendar visitas para o Espaço Aulas de Energia da Usina Solar Noronha II. No local, os interessados vão conhecer o funcionamento das usinas de geração de energia solar fotovoltaica e receberão orientações do uso seguro e eficiente da energia elétrica. As visitas também podem ser agendadas com antecedência, no telefone (81) 99507 4308, e vão ser s realizadas no horário das 17h às 19h, durante a ação de lâmpadas e após esse período no horário das 14h às 19h.
Serviços:

Ação de troca de lâmpadas

Local: Usina Tubarão

Datas: 14, 15, 18, 19, 20 e 21 de julho

Horário: das 14h às 17h

Espaço aulas de Energia

Local: Usina Tubarão

Horários: Nos dias da Ação de Lâmpadas, das 17 às 19h. Após ação, funcionará em horário normal, das 14 às 19h