sábado, 9 de julho de 2016

Mostra celebra 70 anos da Aliança Francesa em Pernambuco

'Cores, Formas & Símbolos' reúne obras de cinco artistas

Os 21 trabalhos de 'Cores, Formas & Símbolo' estão expostos na Aliança Francesa do Derby / Divulgação
Os 21 trabalhos de 'Cores, Formas & Símbolo' estão expostos na Aliança Francesa do Derby
Divulgação

NATHÁLIA PEREIRA


Como parte das comemorações pelos seus 70 anos de atividade em Pernambuco, a Aliança Francesa abre, às 19h de hoje, a exposição Cores, Formas & Símbolos. A mostra coletiva conta com 21 obras, entre pinturas e fotografias, dos artistas e amigos Ângela Agra, André Valença, Daniel Dobbin, Hercílio Santos e Vânia Coutinho.

Os trabalhos passeiam pela ligação existente entre o Recife e a França através da influência exercida pelo país europeu na cultura da capital pernambucana. “A curadoria de Hercílio Santos, no entanto, nos deixou livres para exercitarmos a criatividade”, conta o designer gráfico e ilustrador Daniel Dobbin, que buscou nos cantos de Chico Science a inspiração para pintar três caranguejos coloridos nomeados de Multicoloridos 1, 2 e 3.

“Sempre pintei peixes e caranguejos, o que de alguma forma presta homenagem ao que Science abordou em sua obra”, diz. Além da música, a arquitetura recifense também foi registrada nas fotos de Ângela Agra, em pontos marcantes como o Marco Zero.

Nas pinturas do também médico André Valença, é o tom impressionista que comanda. Já o professor de História e curador da expo, Hercílio Santos, apostou em traços que remetem à pintura rupestre e africana. Fecha o time a arquiteta Vânia Coutinho. Envolvida com as artes desde a infância, ela abusou das texturas, relevos e cores nos trabalhos expostos a partir de hoje.

Cores, Formas & Símbolos fica aberta à visitação gratuita até 6/8, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Serviços

‘Exposição Cores, Formas & Símbolos’ 

Aliança Francesa. 

Rua Amaro Bezerra, 466, Derby. Gratuito. 

Fone: 3202.6262.

NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário