terça-feira, 19 de julho de 2016

Novo corredor de ônibus beneficia 80 mil passageiros de 28 linhas no Recife

Faixa Azul foi implantada nesta segunda-feira (18) na Avenida Recife.
Objetivo da medida é aumentar a velocidade média do transporte público.

Oitenta mil passageiros de 28 linhas de ônibus que trafegam diariamente pela Avenida Recife serão beneficiados pelo novo corredor exclusivo de ônibus implantado nesta segunda-feira (18). A via, entre as Zonas Sul e Oeste, passa a contar com 3,6 quilômetros de Faixa Azul, que tem como objetivos garantir a prioridade ao transporte coletivo e aumentar a velocidade média dos ônibus. 

A Avenida Recife é uma das mais importantes da cidade. No sentido Boa Viagem/IPSEP, na Zona Sul, a faixa exclusiva começa na Rua Gonçalves de Magalhães e termina na Rua São Nicolau. No sentido inverso, o corredor vai da Avenida Dom Hélder Câmara e termina na Rua Gonçalves de Magalhães.

Com o acréscimo dos 3,6 quilômetros na Avenida Recife, a capital passa a ter 32,7 quilômetros de Faixa Azul. Os corredores exclusivos foram implantados nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. As ruas Cosme Viana e Real da Torre também ganharam a faixa.

Faixa Azul na Avenida Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Faixa Azul na Avenida Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Na primeira semana de implantação da Faixa Azul na Avenida Recife, os agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vão orientar o fluxo de veículos e educar os motoristas. Depois desse período, no entanto, as multas começarão a ser aplicadas.

Os condutores que circularem pelo local proibido vão sofrer as penalidades previstas no Código Nacional de Trânsito (CTB). A infração é considerada gravíssima e a multa aplicada é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas perdem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Rota alternativa
Para os motoristas que trafegam no sentido BR-101 e não desejam passar pela Avenida Recife, a alternativa é usar a Rua Saldanha Marinho, seguindo pelas ruas Costa e Silva, Hélio Brandão e retornar pela Rua São Nicolau para voltar à Avenida Recife. As vias são mão-dupla, mas passarão a ser mão única no sentido subúrbio após a implantação da Faixa Azul.

Além da mudança de sentido do tráfego, as ruas também receberão novos semáforos e placas de proibição de estacionamento. De acordo com a CTTU, as medidas devem proporcionar mais fluidez e segurança viária no perímetro em questão.

Aumento da velocidade
De acordo com dados da CTTU, a implantação da Faixa Azul em outras avenidas de grande fluxo no Recife, como a Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul, permitiu o aumento da velocidade média dos ônibus. No local, os coletivos passaram de 21 quilômetros por hora para 35 quilômetros por hora, o que representa um aumento de 66,6%. Na Herculano Bandeira, também na Zona Sul, a velocidade dos coletivos passou de 11 quilômetros por hora para 21 quilômetros por hora.


Faixa Azul na Avenida Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Faixa Azul na Avenida Recife
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Confira abaixo as linhas que circularam pela Faixa Azul:

040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
102 - Ibura/TI Santa Luzia
106 - Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia
110 - Ibura/IPSEP
120 - IPSEP/Shopping Recife
121 - Vila da Sudene
122 - Vila do IPSEP
123 - Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 - Vila do SESI/TI Tancredo Neves
125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 - UR-03/TI Tancredo Neves
132 - UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves
133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 - Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
135 - UR-10/TI Tancredo Neves
136 - UR-05/TI Tancredo Neves
137 - UR-11/TI Tancredo Neves
138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
141 - Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 - Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 - UR-06/TI Tancredo Neves
144 - UR-04/TI Tancredo Neves
190 - UR-11/IPSEP
214 - UR-02/Ibura (Opcional)
360 - Totó/Boa Viagem
370 - TI TIP/TI Aeroporto
440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem


Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário