quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pernambuco e o seu novo mapa turístico

Praça do Marco Zero no Bairro do Recife. Foto: MTur


O mapa do turismo de Pernambuco mudou. O estado reduziu de 72 para 57 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA – O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 57 municípios de Pernambuco presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo de Pernambuco:

CATEGORIA20132016DIFERENÇA
A220
B990
C1312-1
D4533-12
E31-2
TOTAL7257-15


Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

REGIÃO TURÍSTICAMUNICÍPIO
ÁGUAS DA MATA SULPalmares
Quipapá
São Benedito do Sul
ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCOLagoa Grande
Orocó
Petrolina
Santa Maria da Boa Vista
CANGAÇO E LAMPIÃOSanta Cruz da Baixa Verde
São José do Belmonte
Serra Talhada
Triunfo
COSTA NÁUTICA COROA DO AVIÃOGoiana
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Paulista
ENCANTOS DO AGRESTEAgrestina
Cupira
Lagoa dos Gatos
Panelas
ENCOSTAS DA CHAPADA DO ARARIPEAraripina
Bodocó
Exu
ENGENHOS E MARACATUSItambé
Lagoa do Carro
Nazaré da Mata
Paudalho
São Lourenço da Mata
FÉ E ARTEArcoverde
Belo Jardim
Bom Conselho
Garanhuns
Ibimirim
Pesqueira
Sanharó
HISTÓRIA E MARCabo de Santo Agostinho
Fernando de Noronha
Ipojuca
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Recife
HISTÓRICA, DOS ARRECIFES E MANGUEZAISRio Formoso
Sirinhaém
Tamandaré
ILHAS E LAGOS DO SÃO FRANCISCOBelém do São Francisco
Petrolândia
MODA E ECOTURISMOSanta Cruz do Capibaribe
Taquaritinga do Norte
SERRAS E ARTES DE PERNAMBUCOBezerros
Bonito
Brejo da Madre de Deus
Caruaru
Gravatá
Vitória de Santo Antão
TEARES, BORDADOS E RAÍZES MUSICAISBom Jardim
Limoeiro
Passira
Timbaúba

BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Por Geraldo Gurgel
MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário