terça-feira, 5 de julho de 2016

Restaurante Taverna Suíça reabre em Gravatá

O espano suíço José Luiz Truan, empresário do ramo hoteleiro e gastronômico desde 1950, que introduziu a cultura do fondue com o restaurante Taverna Suíça e o conceito de cidade turística, através do seu pioneirismo também com a instalação do extinto Hotel Suíço, em Gravatá, reabre o restaurante Taverna Suíça na cidade do Agreste pernambucano.

Em 2010, com 90 anos de idade e a mais de 60 anos residindo no Brasil, Truan e a esposa Madalena resolveram voltar para a Suíça, sua terra natal. Porém, a saudade e o amor por sua Gravatá o fizeram voltar para o Brasil, após seis anos distante.

Truan está a frente da reabertura do restaurante Taverna Suíça, com a ajuda da terceira geração de sua família, os netos Joe e Henry Truan, que estão sendo preparados pela mãe Anna Truan para sucederem o avô e dar continuidade ao famoso e tradicional restaurante.

Para reabertura do restaurante, um novo cardápio foi preparado mantendo à tradição do fondue bourguignonne ou fondue de carne e o de queijo gruyere. Os pratos serão apresentados à imprensa do Estado, amanhã, durante uma coletiva.

José Luis Truan e o Taverna Suíça

José Luis Truan nasceu em 22 de abril de 1920, do Cantão de Vaud, Suiça. Truan é o segundo filho de uma família de oito, tendo sido sempre o aventureiro e sonhador da família. Formado em Direito, vem de família de advogados e artistas renomados.

Após odisseias homéricas, chega a Pernambuco e casa-se com Madalena, com a qual teve duas filhas, Ana Christina e Katarina. Já no Recife, nos anos 50, abriu o badalado restaurante Taverna Montecarlo. 

Buscando um melhor clima e visualizando em Gravatá a sua terra Natal, chega ao município em 1964.

Depois de quatro anos já instalado em Gravatá e no comando do Hotel Suíço, nasceu a ideia de abrir um restaurante com comidas típicas da Suíça e em agosto de 1968 foi inaugurado o Restaurante Taverna Suíça, servindo os pratos até então desconhecidos no Nordeste. Pesquisas indicam que o fondue da Taverna Suíça é o pioneiro e o mais antigo do Brasil, superando os tradicionais restaurantes do Sul e Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário